Anunciar Imóvel
  •  
    Unidade Jaú
    14 2104 0800
    Unidade Lençois Paulista
    14 3264 7001
    Unidade Pederneiras
    14 3284 4500
Anunciar Imóvel
  •  
    Unidade Jaú
    14 2104 0800
    Unidade Lençois Paulista
    14 3264 7001
    Unidade Pederneiras
    14 3284 4500

Blog da Imobiliária Gabriel: Tudo sobre o
mercado imobiliário de Jaú e região

Dicas e tendências sobre negócios imobiliários

Qual a diferença entre Averbação, Matrícula e Registro de imóvel?

18 DE MAIO, 2021

Você quer realizar o sonho da casa própria, mas se deparou com termos como averbação, matrícula e registro de imóvel, e não faz ideia do que cada uma dessas palavras significam, na prática? Calma, a gente te explica!


Cada um desses termos são, na verdade, documentos necessários no processo de compra ou venda de um imóvel. 


Matrícula do Imóvel
A Matrícula é como uma certidão de nascimento que reúne todas as informações jurídicas sobre o imóvel, como sua localização, descrição e nome do proprietário. Cada matrícula detém um número específico para identificação. Nela, há todo o registro do histórico do imóvel e informações como antigos proprietários, data em que foi realizada a primeira matrícula, além de todas as transferências de proprietários que o imóvel já teve.


Registro de Imóvel
Já o registro é o documento que declara quem é o verdadeiro proprietário do imóvel, além de todas as transmissões relativas ao imóvel, de um proprietário para o outro. Alguns exemplos de registro são: Escritura Pública de Compra e Venda, Formal de Partilha, Doação, etc.


Averbação de Imóvel
Averbar um imóvel nada mais é do que anotar no Registro do Imóvel todas as alterações que ocorrerem no imóvel, como construção ou demolição de cômodos e alterações de estado civil das pessoas que constam na Matrícula do Imóvel, por exemplo. E todo o processo deve ser feito no mesmo cartório de Registro de Imóveis onde o documento foi emitido.


Esses documentos são importantes no processo de negociação do imóvel, pois certifica as condições passadas e atuais dele, tal como se o imóvel é garantia de alguma dívida, possíveis dívidas de condomínio ou IPTU, se o imóvel foi financiado e já está quitado, as medidas do imóvel, metragem do terreno, divisas e etc.


Pronto! Agora que você sabe tudo sobre averbação, registro e matrícula de imóvel e quer realizar o sonho da casa própria? Deixe a Gabriel encontrar o imóvel ideal para você e sua família. Acesse o site da Imobiliária Gabriel e venha conversar com a nossa equipe.
 

Share
Autorizo o uso dos dados fornecidos e entendo que vou ser contatado por um representante da Gabriel Imóveis sobre este pedido. Política de Privacidade.