Blog da Imobiliária Gabriel: Tudo sobre o
mercado imobiliário de Jaú e região
Está pensando em comprar ou vender um imóvel? Então leia a matéria de hoje até o final. Como você certamente já sabe, a compra de um imóvel requer diversos documentos e etapas até chegar ao tão esperado momento de ter as chaves em mãos – ou de vender seu imóvel e poder finalizar esse ciclo. Quando o assunto é documentação de imóvel, a matrícula é um dos principais pontos de atenção e, ao mesmo tempo, está entre as principais dúvidas de todos! Pensando nisso, a Imobiliária Gabriel te explica e te ajuda a simplificar o assunto para você! Quer saber como? Fique até o final da leitura de 3 minutinhos e saiba mais.
Primeiro passo: entenda o que é a matrícula de imóvel
Fazendo uma analogia para facilitar a compreensão, podemos comparar a matrícula de imóvel com uma certidão de nascimento. Dessa forma, fica fácil entender que este é um documento que descreve o histórico e todas as principais informações a respeito de um imóvel. Sendo assim, a matrícula é um documento fundamental na hora de comprar ou vender um patrimônio.
A matrícula é um documento obrigatório a nível nacional. O documento deve ser aberto já no primeiro registro do imóvel, contendo uma numeração única para identificar cada imóvel. Por meio da matrícula é possível comprovar o proprietário do imóvel, verificar pendências judiciais ou dívidas, além de descrever a localização do imóvel, metragem do terreno, alterações realizadas ao longo do tempo e outras informações necessárias que compõem o histórico completo da propriedade, permitindo assim que seja feita uma avaliação assertiva da situação do imóvel para compra ou venda.
Mas não para por aí! Confira a seguir as principais informações que devem constar na certidão de matrícula de imóvel:
Agora que você já sabe o conceito, entenda quando e como fazer a matrícula do imóvel
Primeiramente, saiba que esse trâmite é realizado no Cartório de Registro de Imóveis. Veja a seguir em quais circunstâncias podem ser realizadas a abertura da matrícula do imóvel:
#ImobiliáriaGabrielSimplifica entenda as diferenças entre matrícula e escritura de imóvel
Documentações sempre podem gerar dúvidas, mas aqui a gente simplifica para você. A matrícula de imóvel é um documento permanente, feito já no primeiro registro do imóvel e que pode passar por alterações e atualizações de acordo com as mudanças que ocorreram no imóvel. Em contrapartida, a escritura de imóvel é um documento responsável por registrar o acordo de compra e venda, sendo o documento que comprova a negociação de uma propriedade.
A Imobiliária Gabriel agiliza todos os processos para você ter seu novo lar ou finalizar um ciclo e vender o seu imóvel! Quer saber como? Olha só:
Quando se trata de compra ou venda de imóvel, a Imobiliária Gabriel é referência em agilidade! Por conta de nossa equipe profissional e especializada, todos os processos imobiliários são orientados e acompanhados por nós, de perto! Assim, você pode ficar tranquilo e despreocupado, pois estaremos com você.
Ainda ficou com alguma dúvida? Entre em contato conosco pelo WhatsApp, redes sociais ou site. Esperamos por você!