Anunciar Imóvel
  •  
    Unidade Jaú
    14 2104 0800
    Unidade Lençois Paulista
    14 3264 7001
    Unidade Pederneiras
    14 3284 4500
Anunciar Imóvel
  •  
    Unidade Jaú
    14 2104 0800
    Unidade Lençois Paulista
    14 3264 7001
    Unidade Pederneiras
    14 3284 4500

Blog da Imobiliária Gabriel: Tudo sobre o
mercado imobiliário de Jaú e região

Dicas e tendências sobre negócios imobiliários

Simplificando a Escritura de Imóvel para você comprar ou vender um imóvel

18 DE JULHO, 2022

Pensou em documentação imobiliária e simultaneamente já ficou com a preocupação de ter muita burocracia pela frente? Calma! Aqui na Imobiliária Gabriel a gente simplifica para você. É fundamental compreender a importância dos documentos que envolvem a compra e venda de um imóvel.  Por isso, hoje vamos te explicar de forma simplificada sobre a escritura de imóvel. Fique até o final desta breve leitura de 4 minutos e saiba mais.

 

Vamos ao conceito: o que é a escritura de imóvel?

A escritura de imóvel diz respeito ao documento responsável por validar um acordo entre quem está comprando e de quem está vendendo uma propriedade. Em outras palavras, a escritura formaliza a transferência do imóvel para o novo comprador.  Vamos fazer uma analogia para facilitar a compreensão: por se tratar de um documento que descreve a transição realizada e necessita da assinatura dos envolvidos, a escritura funciona como um contrato, onde é especificado oficialmente a negociação do patrimônio. O documento é público e deve ser oficializado em cartório para que seja validado.

Vale lembrar que todo imóvel vendido necessita de uma escritura para finalizar a venda. Se não houver a escritura atualizada com todos os dados de acordo, o registro de imóvel será prejudicado e, portanto, não será finalizada a documentação que permite a compra do imóvel.

 

Veja a documentação necessária para realizar a escritura de um imóvel

                        Primeiramente, é preciso entender que a escritura de imóvel pode ser realizada em qualquer Cartório de Tabelionato de Notas da sua cidade. Agora vamos aos documentos necessários que dividem-se entre os documentos que precisam ser entregues pelo comprador, pelo vendedor e os documentos do imóvel em si.

 

Documentação do vendedor:

RG e CPF (caso haja mais de um proprietário, é necessário ter a documentação de todos);

Certidão de casamento atualizada e Pacto antenupcial, para quem é casado;

Comprovante de endereço;

Profissão do proprietário do imóvel e de seus cônjuges.

Documentação do comprador:

RG e CPF (caso seja casado, é necessário obter a documentação do cônjuge);

Certidão de nascimento;

Certidão de casamento atualizada e pacto antenupcial;

Comprovante de endereço;

Profissão do comprador e de seu cônjuge, se for o caso;

 

Documentação do imóvel:

Matrícula de imóvel atualizada - Não sabe do que se trata? Temos uma matéria completa que explica tudo. Clique aqui para ler mais tarde;

Certidão Negativa de Débitos do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU);

Certidão de ônus e certidão de ações;

Comprovante de recolhimento do Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI);

Comprovante de quitação de débitos condominiais.

 

Informações importantes:

 

Quer fazer todos esses processos sem burocracia? Vem com a Imobiliária Gabriel!

            Aqui na Imobiliária Gabriel, temos como um dos principais objetivos agilizar todos os processos para você! Seja para comprar ou vender um imóvel, conte conosco do início ao fim. Contamos com uma equipe profissional, especializada e preparada para tirar todas as suas dúvidas a respeito das documentações imobiliárias. Nossa maior felicidade é proporcionar a sua satisfação! Por isso, estamos dispostos a conversar com você, caso tenha ficado com alguma dúvida sobre o tema apresentado acima. Entre em contato conosco pelo WhatsApp, redes sociais ou site. Esperamos por você!

Share
Autorizo o uso dos dados fornecidos e entendo que vou ser contatado por um representante da Gabriel Imóveis sobre este pedido. Política de Privacidade.