Anunciar Imóvel
  •  
    Unidade Jaú
    14 2104 0800
    Unidade Lençois Paulista
    14 3264 7001
    Unidade Pederneiras
    14 3284 4500
Anunciar Imóvel
  •  
    Unidade Jaú
    14 2104 0800
    Unidade Lençois Paulista
    14 3264 7001
    Unidade Pederneiras
    14 3284 4500

Blog da Imobiliária Gabriel: Tudo sobre o
mercado imobiliário de Jaú e região

Dicas e tendências sobre negócios imobiliários

Como declarar imóveis no imposto de renda?

05 DE JANEIRO, 2022

O ano está chegando ao fim e com isso começam as preocupações de declarações de Imposto de Renda. Mas você sabe como declarar imóvel no imposto de renda?

Se você comprou, vendeu, doou ou herdou um imóvel em 2020, precisa informar à entidade fiscalizadora mesmo se ainda não estiver quitado. E nesse caso – imóvel financiado –, a atenção precisa ser redobrada, pois algumas especificidades, como reformas por exemplo, também precisam ser declaradas ao órgão de fiscalização.

E para te ajudar, preparamos este artigo que vai te auxiliar a não cair na chamada “malha fina” e, com isso, deixar você e seus bens resguardados.

Comprei um imóvel, e agora?

Caso você adquiriu um imóvel até o dia 31 de dezembro de 2021, ele deve deve ser declarado na seção “Bens e Direitos” do imposto de renda, usando o código adequado para cada tipo de propriedade. (11 – para apartamento; 12 – para casa; 13 – para terreno).

Alguns fatores requerem atenção, como a discriminação se você adquiriu o imóvel à vista ou financiado, se foi comprado por dois ou mais proprietários, assim como se foi pelo modelo de consórcio.

Vendi um imóvel, como fazer?

Agora, se você vendeu um imóvel neste mesmo período, antes mesmo de fazer a declaração do Imposto de Renda, você vai precisar usar o Programa de Ganhos de Capital (GCap), disponibilizado gratuitamente pela Receita Federal. É com ele que você irá calcular o imposto obtido sobre o lucro na venda de um imóvel e, consequentemente, importar esses dados para a declaração de Imposto de Renda.

Da mesma forma, você precisará discriminar se a venda foi à vista ou financiada, assim como se foi um ou mais proprietários responsáveis pela venda.

Além desses fatores, você também precisará declarar à Receita Federal os casos de doação de imóveis e de imóveis herdados.

Gostou das nossas dicas? Tem mais alguma dúvida sobre este tema? Venha conversar com um dos nossos especialistas pelo nosso WhatsApp 142104-0800, ou acesse o site da Imobiliária Gabriel.

Share
Autorizo o uso dos dados fornecidos e entendo que vou ser contatado por um representante da Gabriel Imóveis sobre este pedido. Política de Privacidade.