Anunciar Imóvel
  •  
    Unidade Jaú
    14 2104 0800
    Unidade Lençois Paulista
    14 3264 7001
    Unidade Pederneiras
    14 3284 4500
Anunciar Imóvel
  •  
    Unidade Jaú
    14 2104 0800
    Unidade Lençois Paulista
    14 3264 7001
    Unidade Pederneiras
    14 3284 4500

Blog da Imobiliária Gabriel: Tudo sobre o
mercado imobiliário de Jaú e região

Dicas e tendências sobre negócios imobiliários

Reajuste do valor do aluguel: o que você precisa saber

12 DE JANEIRO, 2022

Que o reajuste do valor do aluguel é um tema temido pela maioria dos inquilinos, todos nós sabemos. Mas para te deixar mais tranquilo e preparado, separamos este artigo que vai te contar tudo o que você precisa saber, desde os prazos e como funciona esse cálculo. Então continue lendo!

QUANDO PODE SER FEITO O REAJUSTE?

Se você é inquilino de “primeira viagem”, essa informação é importante: o valor do aluguel geralmente é reajustado após um ano de contrato e não no início de cada ano. No entanto, de qualquer forma, é fundamental analisar com cuidado todas as informações sobre este assunto no contrato do seu aluguel, já que o prazo de reajuste pode variar, mas a mudança não será em um mês padrão para todos.

Outro ponto que requer atenção é que esse reajuste é feito apenas no valor do aluguel. Outras taxas (condomínio e IPTU, por exemplo) são calculadas separadamente, pela assembleia dos moradores e pela Prefeitura da sua cidade, respectivamente.

LEIA MAIS: É inquilino de primeira viagem? Você vai precisar dessas dicas

COMO É FEITO O CÁLCULO DO REAJUSTE?

O cálculo se baseia de acordo com o Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M). Esta é uma das taxas mais usadas para calcular o valor do aluguel. Seu resultado é feito com base numa média aritmética ponderada entre outros três índices de preços usados no mercado, em porcentagens diferentes: índice de preços ao produto amplo, índice de preços ao consumidor e índice nacional de custo de construção.

Com isso, em uma simulação do IGP-M de 6% no mês em que ocorrer o reajuste, é só pegar o valor do seu aluguel e multiplicá-lo. Por exemplo: aluguel de R$ 800 x 6% = R$ 848,00. Este será o novo valor por mais 12 meses.

LEIA TAMBÉM: Como evitar erros no contrato de aluguel em Jaú e Pederneiras, e Lençóis Paulista?

O VALOR DO ALUGUEL PODE DIMINUIR?

Como o índice sofre variações ao longo dos meses e isso ocorre por conta de uma série de motivos ligados ao mercado imobiliário, não é incomum que esse valor mensal seja negativo. Mas veja bem, isso não significa que o aluguel vai abaixar de preço!

O certo é conferir o contrato mais de uma vez. Existem cláusulas que especificam esse tipo de caso e congelam o valor do aluguel para índices abaixo de 0.

Um dos motivos para essa cláusula existir está no entendimento que proprietário do imóvel locado também tem o seu planejamento financeiro, contando com esse valor fixo ao longo dos meses.

Gostou do conteúdo? É inquilino e tem mais alguma dúvida sobre este tema? Venha conversar com um dos nossos especialistas pelo nosso WhatsApp (14) 2104-0800, ou acesse o site da Imobiliária Gabriel. Vai ser um prazer ajudá-lo (a) a realizar o seu sonho.

Share
Autorizo o uso dos dados fornecidos e entendo que vou ser contatado por um representante da Gabriel Imóveis sobre este pedido. Política de Privacidade.