Anunciar Imóvel
  •  
    Unidade Jaú
    14 2104 0800
    Unidade Lençois Paulista
    14 3264 7001
    Unidade Pederneiras
    14 3284 4500
Anunciar Imóvel
  •  
    Unidade Jaú
    14 2104 0800
    Unidade Lençois Paulista
    14 3264 7001
    Unidade Pederneiras
    14 3284 4500

Blog da Imobiliária Gabriel: Tudo sobre o
mercado imobiliário de Jaú e região

Dicas e tendências sobre negócios imobiliários

5 Fatos curiosos de Jaú que você não sabia

08 DE MARçO, 2022

Situada no interior paulista, Jaú, conhecida como a capital do calçado, possui alguns fatos curiosos que a grande maioria dos munícipes desconhecem, e por isso, separamos algumas curiosidades da cidade. Confira!

Escola Major Prado de Jaú: uma das escolas centenárias do estado de São Paulo

Sim, embora muitos não saibam, a Escola Major Prado faz parte da lista de escolas centenárias do estado de São Paulo.

Criada em 30 de agosto de 1914, o prédio foi construído em 1910 pelo o Deputado da época Vicente Prado, e seu nome foi escolhido em homenagem ao político e fazendeiro Francisco de Paula Almeida Prado.

Cidade mais antiga do centro-oeste paulista

Fundada em 15 de agosto de 1853, quando alguns moradores da região, decidiram organizar uma comissão para tratar sobre a fundação da cidade.

E a partir daí, os primeiros habitantes oriundos de Itu, Porto Feliz, Capivari e do sul de Minas Gerais, aí se fixaram com suas famílias.

Inventor do chuveiro elétrico

Sabia que em Jaú mora o inventor do chuveiro elétrico?

Sim, o morador Francisco Canhos Navarro que é conhecido popularmente pelo apelido de “Paco”, desenvolveu o primeiro chuveiro completamente automático do Brasil, na cidade de Jaú.

O aparelho era ligado de forma automática ao abrir a torneira, não sendo necessário o acionamento da chave elétrica. Com a abertura do registro de água, ele já funcionava, saindo a água quente.

Fazenda de Água

Outro fato bem curioso, é que a capital do calçado possui a única fazenda produtora de água do Brasil. Conhecida como Fazenda Borralho, ela foi comprada pela Prefeitura de Jaú no ano de 1911 e está localizada no município vizinho de Mineiro do Tietê e possui em média 70 alqueires.

Situada a uma altura de 700 metros em sua nascente, a água da fazenda Borralho é canalizada para Jaú, que está a 510 metros, por declive, através de 27 Km de tubos de aço de 6 polegadas comprados na Alemanha. Nunca houve até hoje um vazamento sequer neste sistema.

A água da fazenda Borralho abastece uma caixa de 1.000.000 de litros na Av. Zezinho Magalhães, na Vila Sampaio.

Cano Torto 

Quem aí é jauense e já ouviu falar do Cano Torto? Construído no século passado para dar de beber às tropas e aos tropeiros que vinham do sertão, o cano torto, despejava água num bebedouro em forma de concha, próximo ao rio Jaú, hoje rua Tenente Lopes.

Diz a lenda que os tropeiros que bebiam daquela água, voltavam para o povoado para ficar. "Quem bebe água do canão um dia volta", diziam os moradores.

Moças solteiras a procura de marido, usando a astúcia feminina, aproveitavam-se da lenda, guardavam em casa uma garrafa com água do "canão" e serviam aos namorados forasteiros. Mais tarde serviu para o banho de formatura dos alunos da Academia e dos atiradores do tiro de Guerra.

Share
Autorizo o uso dos dados fornecidos e entendo que vou ser contatado por um representante da Gabriel Imóveis sobre este pedido. Política de Privacidade.