Blog da Imobiliária Gabriel: Tudo sobre o
mercado imobiliário de Jaú e região
O mercado imobiliário é um setor que possibilita crescimento na carreira, sendo um dos que mais se recuperam durante as crises, garantindo maior estabilidade ao profissional.
Hoje é comemorado o Dia do Corretor, por isso decidimos explicar tudo o que faz um corretor imobiliário.
A profissão de corretor de imóveis ou corretor imobiliário foi regulamentada no Brasil em 1962. E este é o profissional responsável por acompanhar transações imobiliárias, desde a escolha do imóvel até o suporte dos processos burocráticos e jurídicos das operações imobiliárias de imóveis residenciais e comerciais, ou seja, é o profissional que pode exercer a intermediação na compra, venda, permuta e locação de imóveis e opinar quanto à comercialização imobiliária.
O que faz um corretor de imóveis?
Dentre as atribuições da Classificação Brasileira de Ocupações (CBO) que podem ser desempenhadas pelo corretor de imóveis, estão:
1 - Intermediar a compra, venda, permuta, locação e administrar imóveis;
2 - Solicitar a documentação para as transações imobiliárias;
3 - Entrevistar clientes, pesquisar mercado e captar imóveis;
4 - Elaborar estratégias de comercialização;
4 - Assessorar os clientes após transação.
Existem, também, várias áreas que um corretor imobiliário pode atuar.
1 - Corretagem de imóveis: cuida da venda, compra e locação de imóveis residenciais, comerciais e de loteamentos;
2 - Administração de imóveis: faz a gestão de locações e condomínios e auxilia na resolução de disputas judiciais envolvendo um imóvel;
3 - Advocacia na área imobiliária (nesse caso, é necessário ser um advogado);
4 - Gestão de fundos imobiliários: gerenciar carteiras de investidores na área imobiliária;
5 - Prospecção: busca imóveis para construtoras.
Como virar um corretor imobiliário?
Para atuar como corretor de imóveis é obrigatório ter registro no Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI) – o órgão que fiscaliza o trabalho dos corretores e das imobiliárias – do estado onde atua. Para conseguir o registro, por sua vez, é preciso se formar em um curso de especialização da área imobiliária. Esses cursos podem ser o Técnico em Transações Imobiliárias (TTI), que tem duração de 6 meses a 2 anos, o Tecnólogo em Gestão Imobiliária ou Negócios Imobiliários, que tem duração de 2 anos, em média e o Bacharelado em Ciências Imobiliárias ou Negócios Imobiliários, com duração de 4 anos.
E aí, gostou de saber o que fazemos de melhor? Que tal agora, você contar com uma equipe mais que especializada para te ajudar a realizar o seu sonho e encontrar o imóvel ideal? Estamos prontos para ajudar você e sua família. Acesse o nosso site e venha conversar com a gente.